30 de jul. de 2009

Mussum Forévis ! 15 anos sem Mussum:

Antônio Carlos Bernardes Gomes, conhecido nas lembranças do povo que nos visita e que curtiu os anos 80 como Mussum, que nos deixou há 15 anos atrás. Apelido esse que teria sido dado por Grande Otelo, na primeira aparição de Antônio na televisão, no humorístico Bairro Feliz da TV Globo, no ano de 1965.

E pensar que por pouco, Mussum não se uniu à televisão, pois inicialmente não achava válido participar. Ele que chegou a ser da FAB durante oito anos, e fez sucesso como músico ao lado dos amigos com quem fundou o grupo Os Originais do Samba. Donos de vários sucessos, eles eram a sensação em shows e programas de TV.

E foi justamente numa apresentação de boate com seu conjunto musical que o diretor Wilton Franco convidou Mussum para integrar Os Trapalhões, na época exibido pela TV Excelsior. A princípio relutante, foi convencido pelo amigo Manfriedi Santanna (o Dedé, lisos), tornando-se o único negro dos quatro Trapalhões oficiais.

Entre seus bordões mais famosos, estavam “Criôlo é a tua véia!, “Ui, ui, uuui”, ou “Eu vou me pirulitazis!”. Na verdade, ele acidentalmente criou seu próprio idioma, o “Mussumês” , que consiste em falar o final das frases com o sufixo “is”, e para falar, vocês podem acessar aqui o tradutor universal desta língua.

Ao todo, foram 30 anos de Trapalhões, com 23 filmes, de 1978 à 1990. 17 discos e milhares de quadros inesquecíveis, alguns dos melhores você vê abaixo:











visite o 100grana

Nenhum comentário: